quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Orientações sobre o ENEM 2009

Após cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) fez algumas recomendações aos estudantes que realizariam o exame marcado para este fim de semana. Conheça as orientações e tire as sua dúvidas.

Haverá mudanças nas inscrições?
O MEC informou que as mais de 4 milhões de inscrições estão mantidas em todo o País.
Como será feita a nova prova?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova pronta.
Qual a data do novo exame?
De acordo com o Inep, a nova data do exame deve ser divulgada nos próximos dias, depois da logística de aplicação ser reorganizada. É provável que a prova seja realizada em novembro.
Haverá alteração na divulgação do resultado?
Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês.
O início dos semestres letivos será adiado?
Ainda não é possível saber se os semestres letivos nas universidades que adotam o exame também sofrerão atrasos. A definição dos calendários letivos fica a cargo das instituições de ensino superior.
Como ficam os vestibulares que utilizarão nota do Enem?
A nova data do Enem não deve prejudicar os vestibulares. O MEC afirma que a prova ocorrerá a tempo de que os resultados sejam utilizados para os processos seletivos das instituições, pois, de acordo com o ministro Fernando Haddad, há uma folga no cronograma do Enem. É possível, porém, que alguns calendários tenham que ser alterados. Isso só poderá ser confirmado após a definição das datas.
Como fica a situação dos estudantes que iriam fazer a prova em outras cidades?Ainda nãose sabe se os locais de prova serão mantidos. O candidato precisa aguardar a reorganização da logística de aplicação das provas.
O que fazer agora?
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, aconselha aos estudantes que aproveitem o adiamento das provas para estudar e fortalecer seus conhecimentos para conseguir um resultado ainda melhor.
Como tirar outras dúvidas?
Os candidatos podem tirar suas dúvidas pelo telefone 0800-616161 ou pelo endereço de e-mail faleconosco@inep.gov.br, disponibilizados pelo ministério.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário