Por que a Finlândia chegou ao 3º lugar no
ranking do PISA em 2009?
José Rogério de Pinho Andrade
Em entrevista ao jornalista
Leonardo Cazes de “O Globo”, o finlandês Pasi Sahlberg autor do livro “Finish
Lessons: what can the world from educational change in Finland? (algo como,
Lições Filandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na
Finlândia?) e também diretor de um centro de estudos vinculado ao Ministério da
Educação daquele país, apresenta algumas das principais razões para o sucesso
educacional de lá. São elas:
1. Maior
preocupação com a qualidade dos professores e dos ambientes de aprendizado.
2. Todo
sistema escolar é financiado pelo Estado, a educação básica é pública.
3. Igualdade
de oportunidade de acesso a uma educação de qualidade e aumento do nível
educacional da população.
4. Compromisso
da sociedade pela igualdade de acesso a uma educação de qualidade.
5. Focar
as escolas para que elas possam ajudar as crianças a ter sucesso; valorização
do bem-estar das crianças.
6. Educação
primária de qualidade; ênfase no aprendizado da primeira infância.
7. Formação
de professores em universidades de ponta.
8. Política
Pública Educacional estável (a da Finlândia não muda em seus princípios desde
1970).
9. Ver
as crianças como indivíduos com necessidades e interesses diferentes e não como
apenas futuros membros do mercado.
10. “Reformas
guiadas pelo mercado, com foco em competição e privatização não são a melhor
maneira de melhorar a qualidade e a equidade na educação”.
11. Reconhecer
que “professores são profissionais de alto nível, como médicos ou economistas”
e precisam de uma sólida formação teórica e treinamento prático.
12. “O
salário dos professores deve estar no mesmo patamar de outras profissões com o
mesmo nível de formação no mercado de trabalho”.
13. Controle
dos professores que entram para a profissão e garantia de que somente os
melhores e mais comprometidos continuem.
14. O
foco é a pedagogia entre as pessoas, a tecnologia é ferramenta complementar.
15. Não
há avaliações de desempenho periódicas e padronizadas de alunos e professores.
Como o autor reforça na
entrevista, não há fórmula mágica para a transformação da educação, mas há
alguns caminhos razoáveis.
Bem que poderíamos copiar alguns
destes itens para o modelo educacional brasileiro, em especial aqueles que
tratam de valorizar os professores, a começar por seus salários.
Fontes:
http://oglobo.globo.com/educacao/as-licoes-da-revolucao-educacional-finlandesa-para-mundo-4077243
(Acesso: 28 de fev. de 2012).
http://portal.inep.gov.br/internacional-novo-pisa-universoavaliado
(Acesso: 28 de fev. 2012).
Leia também:
http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?contentid=168419&nodeid=36427&contentla
http://www.profblog.org/2011/06/o-que-e-que-educacao-na-finlandia-tem.html
Leia também:
http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?contentid=168419&nodeid=36427&contentla
http://www.profblog.org/2011/06/o-que-e-que-educacao-na-finlandia-tem.html
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